Escritora, palestrante e educadora,
com atuação integrada em ações sociais
com foco na área da saúde mental.

Cristina Oliveira, nascida no Rio de Janeiro mas adotou o Rio Grande do Sul, morando desde sua infância em Passo Fundo e depois Porto Alegre. Participante de movimentos de bairro (SABs) e de defesa da mulher (SOS Mulher) no ABC paulista. Há mais de 30 anos, trabalhando na área de saúde mental como voluntária.

EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL

Atuou por mais de 10 anos como voluntária da ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtorno Afetivo), formando parte da diretoria e exercendo a presidência no mandato 2009/2011.

Com aperfeiçoamento no terceiro setor: elaboração e acompanhamento de projetos, montagem de ações administrativas. Metodologias de ação em Grupos de Ajuda Mútua. Treinamento de voluntários e coordenação de facilitadores para os grupos de Ajuda Mútua de familiares e de pessoas com transtorno mental.

Formação como palestrante da “Comunidade de Fala SP – contando nossas histórias” - um formato de apresentação baseado no compartilhamento mútuo das trajetórias de recuperação. Curso idealizado e implantado pelo jornalista, educador e ativista de saúde mental (Movimento Recovery) norte-americano Richard Weingarten. (2015)

Expandiu área de atuação lançando em 2021, o livro “Sou mais que a minha doença” – uma narrativa autobiográfica.

Através do Podcast semanal ”Saúde Mental - Vivencias”, relata depoimentos de vivências, experiências em lidar com a doença mental, trabalhando sintomas, crises e processo de superação. Informação sobre sintomas e tratamentos - livros e associações de apoio.

A boa resposta deste trabalho, iniciado em 2021 através da Rádio New Ways de Passo Fundo, fez com que se ampliasse a área de ação, inserindo-o nas plataformas Spotify e Apple Podcast.

    • Elaboração e acompanhamento de projetos;

    • Montagem e ações administrativas em associações;

    • Técnicas e metodologias de mídia social;

    • Comunicação  na área da educação infantil;

    • Metodologias de ação em Grupos de Ajuda Mútua - Facilitadora em grupos de portadores e familiares;

    • Coordenação de grupos e treinamento de voluntários.

    • Curso com o jornalista, educador e ativista de saúde mental norte-americano Richard Weingarten que desenvolveu a Comunidade de Fala - um formato de apresentação baseado no compartilhamento mútuo das trajetórias de recuperação, inspirado pelo movimento de Recovery nos EUA, na década de 90.

    • Curso de Introdução ao Recovery - segundo semestre de 2021. Aulas, debates e formação.

 “Minha forma de superar desafios internos, é
compartilhar vivências, crescer no trabalho coletivo,
fortificar-me na ação solidária.”