Violência e tendência sadomasoquista na visão da Psicanálise Humanista

O livro deste mês, é comentário e leitura de trechos de apresentação do livro da Vergínia Medianeira Dallago Rossato.

Vergínia trabalhou por 36 anos no Hospital Universitário de Santa Maria nas áreas de psiquiatria e Vigilância Epidemiológica/ violências. Olha que experiência de vida.

Ela é graduada em enfermagem e obstetrícia pela Universidade de Sta Maria e tem diversas outras especialidades e formação. Saúde Mental coletiva, Psicanálise humanista, mestre em assistência em enfermagem, doutora em educação e ciências: Química da vida e saúde. Doutoranda do curso de psicanálise pela Universidade Humanística das Américas.

É estudiosa na área de saúde mental, violências, psicanálise humanista de Erich Fromm e do Budismo de Nitiren Daishonin.

O livro não é uma leitura fácil, é um estudo que amplia nosso horizonte para a compreensão do que são as tendências sadomasoquistas sob a ótica da psicanálise humanista de Erich Fromm. A definição das tendências sadomasoquistas, vão muito além de uma perversão sexual. É algo relacionado ao controle e humilhação da outra pessoa. Tem a ver com as relações familiares deformadas, com credos, fanatismo político ou religioso. É uma abertura de visão sobre o assunto.

Anterior
Anterior

Festas de final de ano: Alegria? Solidão? Ansiedade?

Próximo
Próximo

Vivências no Grupo Terapêutico - 2